llllllllll O Google e a estratégia Mac Donald's 🍔🍟


O ano era 1979 e o Mac Donald's abria sua primeira loja no Brasil. Foi em Copacabana, Rio de Janeiro. Os preços eram absurdamente baixos com relação as lanchonetes existentes na época que, diga-se de passagem, também não eram muito caras. Afinal, lanches não eram refeições. Lanches não podiam custar igual ou mais que uma refeição em um restaurante! Enfim, rapidamente as lojas do "Méqui" se multiplicaram por todo o país e hoje são cerca de mil lojas.
Acontece que esse "precinho" exterminou paulatinamente as lanchonetes da época que não tinham como concorrer com a gigante norte americana! Aí então, sem concorrência local, o preço subiu, subiu e subiu! E hoje desfrutamos do Mac Donald's mais caro do mundo! E de lanchonete seu status subiu para restaurante!
Aonde eu quero chegar? Hoje o Google (buscador, não a empresa toda) já não é mais o mesmo! Obviamente traço esse paralelo de acordo com a minha experiência/relacionamento com o Google e explico:
O domínio "google.com.br" foi registrado no ano de 2000 e no dia 20 de julho de 2005, a empresa adquiriu uma startup mineira chamada Akwan como parte de sua estratégia e deu o pontapé inicial na história da empresa aqui em "Terra Brasílis". Bom, eu já lidava com essa tal de internet desde 1998.
Na época que o Google se implantou eu, trabalhando em um PC de casa, ganhava vouchers mensais de créditos para brindar meus clientes em "campanhas" no Adwords. Tanto que não conseguia sequer distribuir todos esses créditos! Ainda mimavam-me com moleskines personalizados, canetas, adesivos, chaveiros, brinquedinhos esquisitos e tudo o que é tipo de quinquilharia impresso com a marca Google com o nítido e descarado intuito de fazer-nos sentir importantes. (Conseguiram, viu. Até hoje me pergunto se eles não se enganaram a meu respeito.) Era atendido por um gerente de contas exclusivo! EXCLUSIVO, tem ideia? Quando ligava pra lá (Google) com alguma dúvida, era prontamente atendido pelo gerente Rogério (sim, lembro até o nome da "criatura"), um funcionário nitidamente qualificado para a função. Lembro-me de receber ligações esporádicas do sr. Rogério pra simplesmente perguntar-me se eu estava precisando de alguma coisa, é mole?
Resumindo, o Google mimava quem tinha os clientes, ou seja, os web designers, pequenas, médias e grandes agências e "fazedores de site" em geral!
Devo acrescentar que uma campanha, na época, era pontual! Fácil! E funcionava instantâneamente. Anunciou, bum! Cliente na mão. Cliente, não lead já que esse último status era simplesmante ignorado devido o consumo certo, a venda infalível. O cidadão que entrava em contato com o anunciante Google só não efetuava a compra se a empresa fosse muito incompetente ou o vendedor uma "toupeira", sério. Análise de métricas? Ajuste de "ROI"? Pra que? Anunciou vendeu! Simples assim!
Então o buscador Google cresceu por aqui! Virou o queridinho de todo internauta tupiniquim! Virou o gigante que hoje conhecemos. Resumidamente, hoje o Google tem atendentes como qualquer empresa de telefonia celular. (Entenderam, né? Atendentes... Tenho certeza que já sofreram na mão de algum...)
Pra ilustrar, em uma certa ocasião um cliente meu que fazia anúncios no Google por conta própria,  começou a ter dificuldades devido detalhes em seu site que não estavam condizentes com as regras de publicidade do buscador. Ele sempre usou este mesmo site para seus anúncios mas, de repente a coisa mudou... Enfim, o atendente da vez falava pra ele qual era o problema, ele ligava pra mim, me explicava e eu "mexia" no site para adequa-lo. Colocava no ar e o Google não permitia o anúncio. O cliente ligava no Google para um novo atendente, explicava o que estava acontecendo, dizia que o problema já havia sido sanado e esse novo atendente impunha um novo problema a ser corrigido (só mais um). O cliente ligava pra mim e eu providenciava o conserto. O anúncio não era aprovado e o cliente ligava no Google para o novo atendente da vez, explicava tudo de novo e recebia um novo problema a ser sanado. Ligava pra mim e...
...incurtando a triste e bizarra história, isso se repetiu por mais três ou quatro vezes, acredite!
Por fim, o cliente perdeu a paciência, eu perdi a paciência e acabei ligando em nome do cliente para outro atendente da vez já morrendo de saudades do Rogério, meu gerente de contas exclusivo no Google. Expliquei o que estava acontecendo e pedi para falar ou ter um parecer de um supervisor ou sei lá o que...
Resolvi? Sim. Mas a frase inicial da minha conversa foi "vocês estão pensando que são os únicos buscadores por aqui?" Mentira! Não falei isso não. Gostaria de ter falado! Gostaria de poder ter falado. Não pude, mesmo porquê hoje eles são mesmo "os únicos" buscadores por aqui! Entenderam a "sinuca de bico" que essas empresas estrategicamente nos impuseram? Misericórdia, fomos enganados! Fomos induzidos ao erro.
Hoje, só "atendentes" no Google e Big Mac caro no Méqui... Saudades dos idos 2000"s e do Rogério...
Deu fome! Vou pedir um Big Mac. Melhor pedir o número 1 que é menos caro...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IIIIIIIIII Katerina Kamprani - Adeus zona de conforto...