A responsabilidade da manutenção do site é do Webdesigner?











Ser Web Designer não é ter o trabalho mais nobre do mundo, mais é uma carreira que exige muito mais do que apenas criar elementos visuais para a internet. Precisamos ter também jogo de cintura para saber lidar com algumas situações que passamos, e também conhecimento de como agir nelas.

Como por exemplo, o projeto foi finalizado,
testado, entregue e está no ar. Mais de quem é a responsabilidade da manutenção do mesmo? Primeiro de tudo ai vai um conselho, tire um print screen da sua forma final e depois deixe o projeto seguir o seu rumo. Isso nem sempre é uma missão fácil, nós criamos, finalizamos e colocamos o projeto no nosso portfólio, e se depois disso tudo voltarmos para ver como ele está é quase sempre uma decepção. Isso porque depois de entregue este site pode ter uma má administração o que vai causar muitos
estragos visuais.

Sempre que entregamos um site damos todas as diretrizes de como manter este trabalho com o design agradável. Portanto se depois de entregue o cliente encher o site com imagens de baixa resolução, textos com formatação errada e conteúdo nos locais incorretos não é mais problema de quem o criou.

A empresa ao pensar em criar um site já deve saber que ele deve ter a sua manutenção e atualização constante, e deve se programar pra isso. Ele pode contratar um funcionário qualificado para manter este site atualizado e bonito. E quando eu digo “funcionário qualificado” não é aquele que gosta ou acha que entende, e sim alguém que realmente tenha essa profissão e conhecimento para realizar esta função com qualidade e dos modos corretos.

Nem todas as empresas querem ter um web designer interno, por isso esta opção nem sempre acontece, mais tem uma outra opção que é contratar um Web Master freelancer para cuidar do site.


Lembrado que: no ato do contrato podemos oferecer a criação e a manutenção completa do projeto, e se formos contratados para isso devemos cuidar com todo carinho e atenção, e assim o projeto estará a salvo “pra sempre”. O fato é que mesmo tendo opções, a maioria das empresas prefere deixar a manutenção do site deles nas mãos dos profissionais da própria empresa, achando que por que eles sabem fazer uma montagem no photoshop são capacitados para esta função. Por isso que acabamos nos deparando com tantos sites/blogs desatualizados, bagunçados, fotos sem resolução corretas entre outros horrores.

Quando vemos um projeto nosso neste estado dá vontade de mandar um e-mail na hora alertando. E por mais que dê vontade de cuidar e orientar mesmo depois de entregue, se não formos contratados pra isso não temos mais responsabilidade do que está por vir. Mais é o nosso papel e responsabilidade orientar sobre como manter e a importância de se ter alguém qualificado para isso. Nada adianta você querer um super site bacana se quer economizar na manutenção, deixando assim, o projeto largado.
 

E se com toda a orientação mesmo assim o cliente deixar o site largado ou não mão do pessoal de “informática“, por mais que dói ver o seu trabalho sendo largado assim, deixe o projeto seguir o rumo que o cliente colocar
para ele. E o maior importante, não se culpe por isso.

Fica a dica para os profissionais da área e principalmente para os clientes.


Por: Adriana Scarabelli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IIIIIIIIII Katerina Kamprani - Adeus zona de conforto...