llllllllll Novas políticas do Google. Vamos falar de ".WEBP"?😒

 

Na realidade, as não tão novas políticas de funcionamento das campanhas publicitárias online do Google (Ads/AdWords) são radicalmente voltadas para acessos em dispositivos mobile, essencialmente smartphones, lógico. E eu entendo isso! Afinal, o smartphone é hoje o principal dispositivo de acesso a internet no Brasil e no mundo. Estima-se que entre 78% e 82% dos acessos à rede são feitos de um smartphone. Voltando, desde 2010, o Google "empurra" goela abaixo dos "web slaves"😩 uma compressão de imagem com extensão .webp que permite um "peso" prometido cerca de 30% inferior e com qualidade visual igual ao velho e bom .jpg e .png. Funciona? Sim, desde que em telas pequenas e imagens de tamanhos razoáveis.
Empresas como Mercado Livre já adotam a compressão com sucesso principalmente em seu APP...
Já me utilizo de tal formato mas, não minto, por livre e espontânea pressão...😑 Ainda não me sinto à vontade com o formato por um motivo: Temos os amantes de telas grandes como os gamers, por exemplo que investem em suas super telas "curve" com atualização de centenas de hertz, justamente porque são ligadões em gráficos limpos e nítidos. Dependendo da busca pelo equilíbrio de uso entre peso x imagem para atender ambos os casos (smartphones e computadores com telas grandes), essa compressão começa a se aproximar em peso, de um .jpg e do .png bem trabalhados. Lembro ainda (e isso é bom), este não tão novo formato suporta imagens transparentes (sem fundo, na realidade, pois oferece um canal alfa de 8 bits) como o .png!
O fato é que, para o Google, o uso do formato WEBP já virou item de boas práticas de SEO... Suas ferramentas de análise de resultados sempre acusam que as imagens do site devem ser melhoradas, não importa o quão "leve" estejam. Basta estarem em PNG ou JPG. Mas quando se busca trocá-las para WEBP e "chegar" nos KB sugeridos pela ferramenta, boooom! Adeus telas grandes...😬



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IIIIIIIIII Katerina Kamprani - Adeus zona de conforto...