IIIIIIIIII E AÍ, VAMOS IMPRIMIR? Os principais formatos gráficos...
Não senhoras e senhores, não é tudo a mesma coisa! Se bobear, nem o "cara da gráfica" sabe diferenciar e classificar pela nomenclatura correta! Mas, basicamente, gráfica vende papel e tinta! O trabalho de um designer, além de um visual correto e agradável, é gerar resultado. Escolher o formato de acordo com a pertinência do trabalho também faz parte do pacote!
Isso posto, vamos ao que interessa: A diferença principal reside no propósito, qualidade do papel e, principalmente, na presença de dobras. Folders têm dobras, são mais sofisticados, com mais informações e papel de maior gramatura. Já panfletos e flyers são materiais sem dobras; os panfletos são mais simples e para divulgação em massa de baixo custo, enquanto os flyers são mais elaborados e visualmente atrativos para um público mais específico, como no caso de eventos. O catálogo é um material mais completo, geralmente dobrado (como um folder) ou com várias páginas, usado para apresentar produtos ou serviços detalhadamente. A filipeta é um tipo específico de folheto ou panfleto, de formato mais alongado (geralmente 10x20cm) e também sem dobras. Temos ainda o cartaz e o cartazete que basicamente tem os mesmos objetivos, porém em tamanhos diferentes.
Folder
- Característica
principal: Possui uma ou mais dobras.
- Conteúdo: Ideal
para apresentar informações detalhadas, como catálogos, cardápios ou
apresentações institucionais, por ter mais páginas devido às dobras.
- Qualidade: Geralmente
impresso em papel de maior gramatura e com design mais elaborado, exigindo
um maior investimento.
- Uso: Perfeito
para mensagens mais formais e um público selecionado.
Panfleto
- Característica
principal: Material impresso simples e sem dobras.
- Conteúdo: Direto
e objetivo, para divulgações em massa, como promoções e eventos.
- Qualidade: Imprimido
em papel mais simples e de menor qualidade, para manter um custo de
produção baixo e permitir grandes tiragens.
- Uso: Estratégias
de divulgação massiva, como campanhas políticas, religiosas ou de
inaugurações.
Flyer
- Característica
principal: Semelhante ao panfleto, mas com um design mais refinado e
apelo visual.
- Conteúdo: Informações
mais detalhadas e design mais elaborado para atrair o público.
- Qualidade: Papel
de maior qualidade e com mais cores e imagens para se destacar.
- Uso: Divulgação
de eventos, promoções de lojas e um público mais específico que busca um
material de impacto.
Catálogo
- Característica
principal: Material mais completo, que pode ser dobrado como um folder
ou ter mais páginas.
- Conteúdo:
Extenso com descrições técnicas, imagens e gráficos detalhados e
explicativos.
- Qualidade:
Papel de maior qualidade e com mais cores e imagens para se destacar.
- Uso: Caráter instrutivo. Apresentar um leque completo de produtos ou serviços.
Filipeta
- Característica
principal: É um tipo de panfleto ou folheto.
- Formato: De
formato mais alongado (como o tamanho DL, 10x20cm), sem dobras e
geralmente impresso em uma única face.
- Uso: Divulgação rápida e eficaz de serviços e produtos em larga escala.
Cartaz
- Característica
principal: Peça de maior formato, geralmente em papel A3 ou maior,
para exposição fixa em parede, vitrine ou painel.
- Conteúdo:
Pouco texto, imagens grandes e chamativas; mensagem clara e direta para
ser lida à distância.
- Qualidade:
Impressão de média a alta qualidade, com cores vibrantes para atrair
atenção.
- Uso: Divulgação de eventos, promoções, campanhas institucionais em locais de grande circulação.
Cartazete
- Característica
principal: Versão reduzida do cartaz, geralmente em formato A4 ou
menor. Podem, inclusive, serem feitos à mão.
- Conteúdo:
Mesmo estilo do cartaz, mas adaptado para leitura a curta distância.
- Qualidade:
Igual ou ligeiramente mais simples que a do cartaz.
- Uso: Exposição em prateleiras, balcões, murais internos ou pontos de venda onde o cliente está mais próximo da comunicação.

Comentários
Postar um comentário
Exponha suas opiniões livremente. Elas serão respeitadas mas, saiba respeitar a opinião dos outros e do próprio blog. Seja educado(a)...
...Sempre!!