IIIIIIIIII E AÍ, VAMOS IMPRIMIR? Os principais formatos gráficos...

 


Não senhoras e senhores, não é tudo a mesma coisa! Se bobear, nem o "cara da gráfica" sabe diferenciar e classificar pela nomenclatura correta! Mas, basicamente, gráfica vende papel e tinta! O trabalho de um designer, além de um visual correto e agradável, é gerar resultado. Escolher o formato de acordo com a pertinência do trabalho também faz parte do pacote!

Isso posto, vamos ao que interessa: A diferença principal reside no propósito, qualidade do papel e, principalmente, na presença de dobras. Folders têm dobras, são mais sofisticados, com mais informações e papel de maior gramatura. Já panfletos e flyers são materiais sem dobras; os panfletos são mais simples e para divulgação em massa de baixo custo, enquanto os flyers são mais elaborados e visualmente atrativos para um público mais específico, como no caso de eventos. O catálogo é um material mais completo, geralmente dobrado (como um folder) ou com várias páginas, usado para apresentar produtos ou serviços detalhadamente. A filipeta é um tipo específico de folheto ou panfleto, de formato mais alongado (geralmente 10x20cm) e também sem dobras. Temos ainda o cartaz e o cartazete que basicamente tem os mesmos objetivos, porém em tamanhos diferentes.

Folder

  • Característica principal: Possui uma ou mais dobras. 
  • Conteúdo: Ideal para apresentar informações detalhadas, como catálogos, cardápios ou apresentações institucionais, por ter mais páginas devido às dobras. 
  • Qualidade: Geralmente impresso em papel de maior gramatura e com design mais elaborado, exigindo um maior investimento. 
  • Uso: Perfeito para mensagens mais formais e um público selecionado. 

Panfleto

  • Característica principal: Material impresso simples e sem dobras. 
  • Conteúdo: Direto e objetivo, para divulgações em massa, como promoções e eventos. 
  • Qualidade: Imprimido em papel mais simples e de menor qualidade, para manter um custo de produção baixo e permitir grandes tiragens. 
  • Uso: Estratégias de divulgação massiva, como campanhas políticas, religiosas ou de inaugurações. 

Flyer

  • Característica principal: Semelhante ao panfleto, mas com um design mais refinado e apelo visual. 
  • Conteúdo: Informações mais detalhadas e design mais elaborado para atrair o público. 
  • Qualidade: Papel de maior qualidade e com mais cores e imagens para se destacar. 
  • Uso: Divulgação de eventos, promoções de lojas e um público mais específico que busca um material de impacto. 

Catálogo

  • Característica principal: Material mais completo, que pode ser dobrado como um folder ou ter mais páginas.
  • Conteúdo: Extenso com descrições técnicas, imagens e gráficos detalhados e explicativos.
  • Qualidade: Papel de maior qualidade e com mais cores e imagens para se destacar. 
  • Uso: Caráter instrutivo. Apresentar um leque completo de produtos ou serviços. 

Filipeta

  • Característica principal: É um tipo de panfleto ou folheto. 
  • Formato: De formato mais alongado (como o tamanho DL, 10x20cm), sem dobras e geralmente impresso em uma única face. 
  • Uso: Divulgação rápida e eficaz de serviços e produtos em larga escala.

Cartaz

  • Característica principal: Peça de maior formato, geralmente em papel A3 ou maior, para exposição fixa em parede, vitrine ou painel.
  • Conteúdo: Pouco texto, imagens grandes e chamativas; mensagem clara e direta para ser lida à distância.
  • Qualidade: Impressão de média a alta qualidade, com cores vibrantes para atrair atenção.
  • Uso: Divulgação de eventos, promoções, campanhas institucionais em locais de grande circulação.

 Cartazete

  • Característica principal: Versão reduzida do cartaz, geralmente em formato A4 ou menor. Podem, inclusive, serem feitos à mão.
  • Conteúdo: Mesmo estilo do cartaz, mas adaptado para leitura a curta distância.
  • Qualidade: Igual ou ligeiramente mais simples que a do cartaz.
  • Uso: Exposição em prateleiras, balcões, murais internos ou pontos de venda onde o cliente está mais próximo da comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IIIIIIIIII O Google e a estratégia Mac Donald's 🍔🍟

IIIIIIIIII Ter e manter um site com design, tecnologia e conteúdo atualizado é crucial e imperativo para pequenas e médias empresas por vários motivos. Aqui estão oito.

IIIIIIIIII Diferenças entre website e redes sociais. O erro comum e fatal em achar que uma conta no Instagram (ou em qualquer outra rede social) pode substituir um website.